sábado, 14 de novembro de 2009

Copa de 2010: a vez da África


Este blog fala sobre história, cultura e geopolítica africanas, mas também se propõe a ser um fórum de discussão sobre assuntos que interessam e interferem na vida de todo o planeta. Por isso, pedimos licença para tratar daquilo que é realmente relevante nesta vida: o futebol.


Neste sábado, mais dois africanos se garantiram na Copa do Mundo de 2010 - Camarões e Nigéria. Durante a semana, sairá mais um classificado entre Egito e Argélia. Meu palpite é que o Egito vai atropelar, o que não deixa de ser um forte indício de que a Argélia pode levar a vaga. Mas se eu contrariar meu retrospecto recente e acertar desta vez, teremos então as cinco grandes seleções africanas no Mundial. Na ordem de força, segundo minha avaliação, Costa do Marfim, Gana, Camarões, Egito e Nigéria. Todas têm bons jogadores, experiência e futebol suficiente para chegarem, no mínimo, às oitavas de final da competição.


Tradicionalmente, o futebol africano é sempre muito festejado antes das Copas, mas em campo jamais conseguiu passar das quartas de final. Desta vez, porém, manda aqueles que são, de fato, seus cinco melhores representantes, ao contrário de 2006, quando Angola, Togo e Tunísia foram passear na Alemanha. Além disso, todos jogarão com torcida a favor e provavelmente com aquela arbitragem amiga.


Por isso, com os "Big Five" na Copa, eu aposto numa gloriosa semifinal com uma seleção africana. Elas têm bola pra isso.


Infelizmente considero apenas cinco possibilidades porque a sexta representante, a África do Sul, minha preferida, parece longe de resolver sua eterna crise de relacionamento com o gol.


(Rafael)

3 comentários:

  1. Rosangela T Pirrho Lima15 de novembro de 2009 às 11:51

    Esse jornalista vai longe!
    E as seleções Africanas também!
    Vou gravar seu palpite hein!!!!
    Na final tem que ter uma seleção africana.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Não sei como você consegue pensar em Copa do Mundo com o Mengão prestes a conquistar o título mais importante dos últimos 17 anos. Hehehehe.

    Achei que ainda dava para o São Paulo ser tetra, de verdade. Mas, com a confirmação de que vocês não estarão no Maraca no dia 6 de dezembro, eu já joguei a toalha. Parabéns pelo hexa! :)

    ResponderExcluir