terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O jogo que uniu a África do Sul


Estréia no Brasil, no dia 29 de janeiro, o filme Invictus sobre a Copa do Mundo de Rúgbi de 1995, realizada aqui na África do Sul. Já ouviu falar? Pois é, pouca gente conhece ou sabe da importância deste evento para a África do Sul de hoje.

A direção é de Clint Eastwood, com Morgan Freeman no papel de Nelson Mandela e Matt Damon como o capitão da seleção de rúgbi sul-africana, os Springboks. Um elenco de peso para dar vida a uma história fantástica. Mas o que um esporte como o rúgbi, que sempre foi considerado dos brancos e um símbolo do Apartheid, tem a ver com Mandela e África do Sul negra? Nada, era o que pensava a maioria dos sul-africanos naquela época - menos Mandela.

Em 1995, um ano após ter se tornado presidente do país, Mandela viu na realização da Copa do Mundo de Rúgbi em território nacional uma forma de colocar brancos e negros de um mesmo lado - a favor dos Springboks – e assim unir o país.

Convencer um negro a torcer pelos Springboks naquela época era quase tão difícil quanto conquistar a confiança dos brancos e fazê-los acreditar num governo para todos - muitos tinham medo de revanchismo por parte dos negros.




Mandela encontrou muita resistência de ambos os lados, mas ao fim foi recompensado em dobro: assistiu aos Springboks serem campeões da Copa do Mundo (outro feito improvável na época) num estádio lotado de brancos e negros. Claro que a maioria era branca, mas já foi um acontecimento inacreditável.

É uma história linda, impressionante, que mostra como Nelson Mandela é um sujeito iluminado, que merece o título de "filho de Deus", que algumas pessoas aqui lhe atribuem.

Não deixem de assistir. Morgan Freeman está imperdível como Mandela.

P.S: A pouca atualização do Blog é justificada, em parte, porque estávamos de férias e também porque o ritmo de trabalho aumentou muito em 2010, por isso nos sobra pouco tempo para escrever aqui. Mas a ideia é conseguir atualizar ao menos uma vez por semana. Obrigada pela preferência. :-)
(Marta)

2 comentários:

  1. Rosangela T Pirrho Lima28 de janeiro de 2010 às 03:22

    Martinha,
    senti falta realmente dos textos brilhantes de vocês.
    Este, então, está muito bom!
    O Mandela tem visão de futuro, sabe o que é bom para ele e para o país dele.
    E isso tudo reflete para o mundo um exemplo de fé e sabedoria.
    E você, além de nos fazer conhecer melhor a história da África do Sul, nos dá de presente um exemplo do que é ser jornalista antenado.
    Aqui no Brasil este filme está sendo anunciado.
    Vou assistir, com certeza, e divulgar entre os meus este filme.
    Parabéns!
    Beijos de uma grande amiga que cada vez te admira mais.

    ResponderExcluir
  2. Mandela é o cara.

    E, com Morgan Freeman no elenco e Clint na direção, não dá para não ver. Próximo da lista!

    ResponderExcluir