domingo, 21 de março de 2010

Namíbia comemora vinte anos de independência da África do Sul



A segunda mais nova república do continente africano comemora 20 aninhos neste domingo. A Namíbia ganhou sua independência da África do Sul no dia 21 de março de 1990, aproximadamente três anos antes da Eritréia se emancipar da Etiópia.


Na verdade, a Namíbia teve colonização Alemã e até hoje cerca de 30% de sua população fala o alemão, mas foi anexada pelo país sede da próxima Copa depois que a Alemanha perdeu a Primeira Guerra Mundial.




Assim como a África do Sul, a Namíbia também viveu os cruéis anos do Apartheid. Lá como aqui, os brancos representam menos de 10% da população, mas detêm a maior fatia da riqueza nacional. Cerca de 90% da população falam Afrikaans, embora o inglês seja a única língua oficial.

Na verdade, a Namíbia é como fosse uma extensão da África do Sul. São as mesmas cadeias de restaurantes, ruas e carros parecidos, pessoas e problemas semelhantes ao país vizinho. Aids e distribuição de renda são alguns deles.




Apesar das semelhanças, a Namíbia tem algo que a África do Sul não tem: um deserto beirando o mar. A paisagem é deslumbrante, como essas dunas da foto que beliscam o Oceano Atlântico. Vale muito uma visita. A boa notícia é que uma passagem ida e volta da África do Sul para a capital Windhoek sai por menos de R$600 e brasileiro não precisa tirar visto de até três meses. Ficamos apenas três dias e não deu para conhecer o norte do país, onde dizem que o deserto é mais bonito.



As fotos acima são de Swakopmund - a 400 quilômetros da capital Windhoek. A cidade ainda preserva muitos traços da colonização alemã, principalmente na arquitetura. Parece um pouco o sul do Brasil ou Friburgo, no Rio de Janeiro.

(Marta)

2 comentários:

  1. Muito bonito.
    Não tinha idéia que fosse tão lindo.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Como não sei se ainda usa o msm email, ou orkut, ou essas coisas, deixo aqui tbm meus parabéns pelo seu aniversário! Bjinhos!

    ResponderExcluir