sábado, 22 de maio de 2010

Freshlyground vai contagiar o mundo na abertura da Copa


De todos os grupos que se apresentarão no show de abertura da Copa, em Soweto, no dia 10 de junho, aquele que tem mais cara de África é o Freshlyground. Descobri a banda há apenas dois meses e desde então os dois CDs que comprei do grupo ficam se revezando no aparelho do carro. Viraram um vício. (Na foto acima, cinco dos sete integrantes do Freshlyground)

As músicas - uma mistura de pop, rock, jazz e ritmos africanos - são contagiantes e dá logo vontade de dançar. Mesmo as canções mais românticas (uma preferência da banda) não enjoam, principalmente por mérito da vocalista, que tem uma voz super agradável. Seu nome é Zolani, uma negra baixinha e de muito carisma. Durante os shows da banda, ela e a violinista Khayla (outra baixinha) dão um banho de presença de palco e simpatia. Fazem passinhos ensaiados e mostram muito rebolado.

Assista ao clipe da música “Doo be Doo”, o primeiro sucesso do grupo.

Além delas o grupo é formado por cinco homens, que apesar de bem desajeitados, também arriscam dancinhas no palco. A sintonia entre os integrantes é um dos segredos do sucesso do Freshlyground. Não à toa, o grupo é cinco vezes vencedor do prêmio South African Music Award, o mais importante do país. É também uma das poucas bandas multiculturais da África do Sul, o que de certa forma acaba ajudando em seu próprio marketing.

Veja o clipe de "Fire is Low", música de trabalho do quarto cd "Radio Africa".

Tanto reconhecimento chamou a atenção da Fifa, que convidou o freshlyground para tocar nos shows de abertura e encerramento da Copa do Mundo. O grupo também participou da gravação da música oficial do Mundial “Waka Waka” com a cantora Shakira.

Além do Freshlyground, a África do Sul estará representada no show de abertura do Mundial pelo trompetista Hugh Masekela, os corais Soweto Mzansi Youth e Soweto Gospel, o artista de hip hop africano KNaan e o cantor Vusi Mahlasela.
(Marta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário