domingo, 20 de setembro de 2009

Buracão



A foto acima é de um lago bastante peculiar. Chama-se "Big Hole" ou, no nosso querido português, "Buracão". Suas águas calmas e verdinhas escondem um passado glorioso, mas também trágico. No fim do século 19, antes que o primeiro diamente fosse encontrado na África do Sul (em 1860), ali só havia pequenas colinas, sem qualquer sinal de água. Quando descobriu-se que o local era rico em diamantes, uma infinidade de garimpeiros partiu pra lá em busca de enriquecimento rápido. As escavações desenfreadas foram abrindo buracos pelo terreno até que o chão cedeu, formando esta imensa cratera.

O Big Hole tem nada menos do que 214 metros de profundidade e 1,6 quilômetros de extensão. A profundidade do lago é de 41 metros. Logo após o incidente, as escavações foram interrompidas, mas não se sabe quantas pessoas morreram ali devido à corrida do diamante.

Dizem que é impossível chegar à superfície do lago sem auxílio de balões de oxigênio, pois lá embaixo o ar é muito rarefeito. Uma plataforma de metal erguida numa antiga mineradora é o mais perto que os visitantes podem chegar da cratera. O Big Hole é hoje a principal atração turística de Kimberley, cidade a 600 quilômetros de Johanesburgo. E não deixa de ser também uma pequena lição sobre a África:
.
Lá é um lugar lindo, magnífico.
É um símbolo da riqueza dessas terras.
Mas também faz pensar: quantas pessoas morreram à procura de ouro e diamante em todo o continente e quantas pessoas realmente se beneficiaram com isso?
.
(Marta)

2 comentários:

  1. Fiquei impressionado com o tamanho do Big Hole. A foto quando aumentada dá uma dimensão melhor da imensidão.Vc falou que há muitas construções do século XIX, de que tipo? Como as americanas?
    Bj, Eduardo

    ResponderExcluir
  2. Que lugar lindo!!!
    Bjs
    Claudinha

    ResponderExcluir