quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A capital do diamante


Um amistoso sem graça e de baixo nível técnico entre as seleções da África do Sul e de Madagascar nos levou à Kimberley, capital da província de Northern Cape (Cabo Setentrional, em português), conhecida como a capital dos diamantes. Kimberley fica bem no centro do país e no século 19 foi uma das cidades mais importantes da África do Sul. Na região onde fica a cidade foi encontrado o primeiro diamante sul-africano em 1860.

.
A criação de Kimberley se mistura com a corrida e exploração do diamante, assim como a história de Johanesburgo se confunde com a descoberta do ouro no país. Kimberley é uma cidade histórica que preserva casas e igrejas de arquitetura do século 19. O local onde funcionava a principal mineradora do município foi todo restaurado e as casas antigas preservadas. Virou uma espécie de museu ao ar livre. Até o antigo bonde continua lá. Uma pousada oferece estadia dentro da vila. Há também bares e cafés.
.
.
.
Durante o dia Kimberley é bastante agradável. A cidade é arborizada e bonita, mas à noite esbarra no problema de quase toda cidade sul-africana: bares e restaurantes fecham muito cedo e Kimberley vira uma cidade fantasma. Falta iluminação pública e oito horas da noite parece, na verdade, três da manhã. Por outro lado, às sete horas da manhã as ruas já estão cheias de carros e de gente. Os dias na África do Sul começam e terminam mais cedo.
.
(Marta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário