segunda-feira, 5 de outubro de 2009

A cidade que acorda às seis da tarde



Para quem mora na minha querida Johanesburgo, três coisas no Egito encantam imediatamente:

A primeira é o suco. Ao contrário das insuportáveis caixinhas sul-africanas, aqui o suco é natural e normalmente vem até com pedaços de fruta. Delicioso.


A segunda é o transporte. Há trens e ônibus entre as cidades e uma frota aparentemente interminável de táxis. Os veículos não são modernos, mas andar neles é barato. Cada corrida de táxi me custa, em média, 1 dólar (o valor é negociado na hora, porque não há taxímetro). Mas muitas vezes nem preciso recorrer a eles, porque vou a pé de um canto a outro, mesmo debaixo de sol, mesmo um pouco distante, só para lembrar da sensação de andar na rua. Parece coisa boba, mas para quem vem de Johanesburgo não é.


E a terceira é a vida noturna. Em qualquer dia da semana, de trabalho ou de descanso, as ruas ficam cheias depois das 10 da noite em Port Said. Lojas abertas, trânsito, meninos jogando bola na praça, restaurantes movimentados, tudo funcionando. As coisas aqui começam mais tarde (pela primeira vez vi um hotel servindo café-da-manhã até o meio-dia) e fica difícil até almoçar às 13h, porque a maioria dos restaurantes ainda não abriu.


Minha teoria, talvez furada, talvez não, é de que o sol forte, presente dia sim e no outro também, faz com que as pessoas prefiram circular a partir do fim de tarde. É totalmente diferente de Johanesburgo, onde o dia começa às 7h e a cozinha dos restaurantes fecha à meia-noite nos sábados.


Só não sei dizer a que horas Port Said dorme, porque eu sempre vou dormir antes dela.


(Rafael)

2 comentários:

  1. Rosangela T Pirrho Lima5 de outubro de 2009 às 15:13

    Isto é vivência; isto é saber viver; isto é compartilhar as descobertas, o conhecimento com seus leitores; isto é jornalismo; isto é amor pelo que faz; isto é realizar sonhos; isto é realização plena.
    Que o sol sempre brilhe para você, dia sim outro também, não só aí no Egito.
    Beijos cheios de saudade...

    ResponderExcluir
  2. Depois de um comentário lindo como esse daí de cima, dá até vergonha de escrever alguma coisa.

    Assino embaixo. Sem ter o carinho imbatível de mãe, é claro, mas com a sinceridade, o bem querer e um abraço forte de um grande amigo! ;)

    "Que o sol sempre brilhe para você, dia sim outro também, não só aí no Egito." Coisa linda!!!

    ResponderExcluir